
Valéria Adriani Batista Silva, uma Talentosa artista brasileira, natural da cidade de Igarapava, interior do estado de São Paulo, com 56 anos. Apaixonada pela família e pela arte. Desenvolve uma técnica realista em suas obras em contemplação com o belo, tendo como fonte de inspiração a natureza. Mostra a cultura brasileira de uma forma descontraída e bem espontânea, deixando claro a beleza dos elementos nas obras.
Valéria coloca amor em suas obras, começou a se apegar às pinturas depois da morte da sua mãe. Foi amparada por uma amiga da instituição APARU onde era voluntária há algum tempo, na cidade de Uberlândia,MG que ela reside atualmente. Ali ela aprendeu a pintar e tornou esse passatempo em uma profissão. Foi na arte que ela expressou suas tristezas, inseguranças e foi através da arte que encontrou alegria de viver. “Transformei uma tristeza em amor a arte.” Conta a artista.
Por ela ser muito caseira, passa a maior parte do seu tempo em seu ateliê que fica num cantinho especial e acolhedor da sua própria residência e é exatamente ali que vem as inspirações para criar.
Estilo realista não muito comum na arte contemporânea faz com que ela represente a natureza tal como ela é, levando os espectadores a interagir com a obra como se estivesse na paisagem.
“Gosto de cores vivas e fortes, pinto mais flores e natureza porque gosto de pintar a beleza.”
A artista acostuma pintar com óleo sobre tela e em placas de MDF, fazendo com que o custo fique menor e todos tenham acesso ao seu talento, ornamentando seus ambientes com belezas naturais. Fez uma série de obras de arte com flores, paisagens, danças e muitas obras com a natureza morta.
Na cidade em que reside, participou de vários projetos culturais: como danças, teatros… Levando seu conhecimento para a comunidade.
Valéria Adriani pinta com o coração, inspirada pelas artistas brasileiras: Vanderluce Rosa e Lúcia Helena, tem como objetivo principal nas suas obras mostrar o amor e cuidado de Deus por nós através de suas criações.